quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Semana Cultural e Baile de Máscaras




No dia 31 de outubro deste ano (2008) realizamos nosso primeiro Baile de Máscaras. A proposta do evento foi tirar o foco natural que se dá nesse dia ao Halloween, que por não envolver diretamente o âmbito cultural dos três idiomas lecionados nesta escola - espanhol, francês e inglês - costumava ser prioritariamente uma atividade voltada para o curso de inglês. Desta vez procuramos ampliar a perspectiva sobre esse dia, estimulando a pesquisa e a preparação de exposições sobre temas relacionados à data em várias culturas.


As máscaras foram o principal elemento pesquisado, já que seu uso é comum em todas as culturas, com semelhanças e distinções curiosas e instigantes. Por isso, também se tratou de falar dos super-heróis e de toda a simbologia arquetípica desses personagens tão populares.


O Dia dos Mortos (Día de muertos) foi um tema bem trabalhado também, trazendo ao evento aspectos culturais relativos à vida e à morte do mundo hispânico, propiciando uma visão diferente sobre a existência a partir de concepções diferentes e inusitadas sobre ela.


Personagens folclóricos brasileiros também fizeram parte da festa. O Saci-pererê, por exemplo, foi lembrado em várias exposições, pois o dia 31 de outubro é o dia dele também, legalmente estabelecido em alguns estados brasileiros e com possibilidade futura de ser oficializado através de lei federal como o dia para a comemoração nacional desse divertido personagem das lendas brasileiras.


Como o Saci é considerado um trickster brasileiro, fizeram-se pesquisas sobre os tricksters (seres brincalhões e trapaceiros) em várias culturas, onde personagens semelhantes têm seu espaço em lendas e tradições, confirmando os aspectos arquetípicos desses curiosos seres míticos.


Por fim, O Baile de Máscaras trouxe elementos da cultura francofônica à festa, já que a partir da incorporação desse tipo de evento - trazido ao Brasil pela influência da cultura francesa - aos costumes e tradições festivas brasileiras, foi que surgiu o nosso atual Carnaval.


Este foi um projeto de pesquisa e empreendimento trabalhado durante mais de dois meses por professores, alunos e funcionários, até culminar na Semana Cultural e no Baile de Máscaras propriamente dito. Os resultados podem ser vistos na alegria dos rostos nas fotos que aqui postamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário